28 de dezembro de 2015

Dogma

Dogma é um fato considerado como uma verdade incontestável. Mesmo que contrarie a lógica, a física ou as leis da natureza, não se pode duvidar ou discutir a veracidade de um dogma - deve-se, simplesmente, aceitá-lo como verdadeiro.

As religiões normalmente possuem dogmas que são aceitos naturalmente por seus seguidores, mas a mesma postura dogmática pode ser encontrada em relação partidos políticos, pessoas públicas, pessoas queridas, desafetos e outros temas do nosso cotidiano.

Eu, como todo ser humano, possuo meus dogmas; alguns são fruto da cultura e da religião nas quais me criei e outros foram desenvolvidos por mim mesmo, por observação dos fatos ou até como medida de proteção.

Às vezes eu me esqueço dos meus próprios dogmas e o resultado é sempre desagradável. Por outro lado, manter um contínuo estado de atenção me consome e acaba com as minhas energias.

28 de dezembro de 2015