18 de dezembro de 2015

Meu processo de criação

Recebí a solicitação para criar uma apresentação para o Vice-Presidente da América Latina da minha área, expondo de forma executiva algumas iniciativas nas quais estamos trabalhando. Até a apresentação estar pronta, eu seguí um processo criativo que é, mais-ou-menos, um padrão para mim e que eu gostaria de lhes mostrar.

Nesta primeira folha estão as anotações que rabisquei enquanto me faziam a solicitação. O pedido foi para apresentarmos 3 iniciativas, de forma executiva e em inglês; eu decidí, por conta própria, incluir outra página com iniciativas adicionais que também considero importantes.










Depois de refletir um pouco sobre o pedido e o que queríamos mostrar para o Vice-Presidente, fiz o rascunho de um storyboard. Eu imaginei inicialmente 4 páginas de apresentação (com a página adicional que decidí incluir) .

E, finalmente, após a apresentação estar pensada e planejada (e até apresentada mentalmente para o VP) sentei ao computador para montá-la no powerpoint. Observem que a estrutura foi mantida do storyboard para o powerpoint; enquanto escrevia no computador eu não achei necessário incluir a primeira caixinha da Initiative #2 do storyboard e moví a outra caixinha para uma página separada. As 4 páginais iniciais viraram 6 mais a capa.

Quando investimos tempo para pensar e organizar o trabalho, antes de efetivamente começar a executá-lo, o ganho de produtividade é enorme e o trabalho final tem muito mais qualidade.

18 de dezembro de 2015