28 de setembro de 2016

Uso indevido do cartão de crédito após compra pela internet

Na semana passada, minha esposa fez sua primeira compra pela internet, no site da Staples Brasil. Eu acompanhei todo o processo; acessamos o site através da rede de casa, segura, usando um computador com as devidas proteções; a compra foi efetuada e ela recebeu todas as confirmações por e-mail.

Dois dias depois da compra, ela recebeu uma ligação da central de segurança da operadora do cartão de crédito, para validar duas tentativas de compra (uma compra de cerca de 4 reais e uma recarga de R$50 em celular da Claro); as duas compras eram fraudulentas e cartão precisou ser imediatamente cancelado.

Esta compra na Staples Brasil foi a primeira e única, através da internet ou telefone, usando este cartão de crédito.

Reportei o ocorrido para a Staples Brasil, através do twitter, e a resposta foi a padrão: que o site é seguro, que os dados são criptografados etc etc; nenhuma menção sobre avaliar o ocorrido para identificar qualquer possibilidade de falha no processo deles.

De que adianta o site ser seguro, os dados criptografados se alguém tiver acesso visual ao dados do cartão (falando hipoteticamente), incluindo o código de segurança? Essa pessoa, ou essas pessoas, estariam livres para usar o cartão da forma que quiserem.

Infelizmente a operadora do cartão de crédito não tem, ainda, a facilidade de gerar números de cartões virtuais para evitar este tipo de problema; enquanto isso, não faremos mais compras na Staples Brasil.